Facebook Twitter Google Plus
SEO Mobile
Primeiras Impressões do Mobile Friendly
Publicado em: 12 de abril de 2015
Por: Publi®

Primeiras Impressões do Mobile Friendly

 

A pouco tempo atrás, pouco se dava importância para a visualização de um site em dispositivos móveis. Os usuários que se aventuravam na navegação mobile precisavam de gestos mirabolantes para ler o conteúdo.
 

Esta situação começou a mudar como fica claro os números dos acessos dos dois dispositivos no Brasil.
 

Acessos Desktop vs Acessos Mobile no Brasil
 

Além do simples crescimento dos acessos através de smartphones e tablets que já seria um bom argumento para o seu site ser acessível pelo celular, pela primeira vez na história, o Google anunciou com antecedência a entrada de um novo fator de rankeamento nos seus resultados orgânicos, o chamado algoritmo Mobile Friendly.
 

Com o anúncio, começou uma corrida contra o tempo de proprietários e webmasters do mundo inteiro para a adaptação dos sites. Mesmo que o Google tenha mais de 200 fatores de classificação na sua busca, o novo algoritmo chamou a atenção.
 

Confira algumas abordagens que podem ser utilizadas para o seu site:
 

Site Responsivo
 

As páginas, imagens e todo o resto continua sendo exatamente o mesmo. A diferença ocorre no CSS, que apresenta regras diferentes conforme a largura do navegador.
 

Mobile Site
 

O formato mais claro de ser identificado. Normalmente utilizado como um subdomínio (m.site.com.br). Como utiliza URLs diferentes e permite redirecionamentos com base no agente do usuário, pode-se criar uma estrutura completamente diferente.
 

Agora, se o meu site for muito grande e conter centenas de páginas. Posso ajustar apenas partes mais relevantes do meu site?
 

O Google informou que as áreas ainda não adequadas não deverão influenciar as áreas mobile friendly. Quer uma sugestão? Inicie a adequação pelas páginas mais importantes.
 

Atualizado 13/04/2015: O Google confirma que não será necessária a inclusão de um mapa do site exclusiva da versão mobile, para não causar confusão no robô.